Sinopse
Em uma cidade decadente no Sul de Minas, um garoto que sonha sair daquele lugar para ganhar o mundo. Roubo de frangos para fazer ceias de madrugada, bebedeiras, serenatas, puteiros, farras, e muitas lembranças – como se os seus 16 anos fossem uma vida com longo passado – passam a ser o cotidiano de Moisés, carregado de aventuras, sonhos e temores.
Chegou a tua vez, Moleque! é uma deliciosa aventura sobre tornar-se adulto sem perder a ingenuidade e os sonhos de infância.
"Chegou a tua vez, moleque! é a mais oportuna obra para ser lida no momento em que vivemos. Mouzar Benedito abre as portas de um mundo no interior de Minas, pleno de humor ingênuo, que nos lembra: o que deveria nos mover é o altruísmo, a solidariedade, o respeito e o sentimento de compreensão para com os simples, os humildes, os loucos e as prostitutas.
O moleque Moisés, um solidário travesso e irreverente, e dezenas de outros personagens, nos fazem rir num momento e nos comovem em outro. É como entrar numa bolha do mais puro oxigênio na atmosfera contaminada pela intransigência, pelo despotismo, o negacionismo e a insensibilidade.
As aventuras e travessuras do moleque conduzem o leitor ao dia a dia dos moradores dessa pequena cidade do Sul de Minas, no início dos anos 1960, onde todos têm uma sina: fugir imperiosamente para os grandes centros em busca de trabalho e educação por causa da decadência econômica da região.
Mouzar Benedito é um autor sensível à vida, com um texto que flui fácil do início ao fim. Seu moleque Moisés é para ser lido de uma sentada. E relido, porque carregado de ensinamentos sobre uma postura digna de vida."
(Marcos Wilson Spyer Rezende)
"
Ah... O mapa... Não imaginava que existia isso quando ficava sentado no quintal de casa olhando o mar de morros que se estendia por muitos e muitos quilômetros. Cafezais ficava na linha de cumeeira de uma serra, e do quintal de casa tinha uma vista muito bonita, dava para ver longe.
Sem freguês na loja, fiquei sentado no degrau de uma das portas, me lembrando da primeira vez que vi um mapa. Eu tinha oito anos.
"
Autor
Mouzar Benedito é jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo.
Pela Limiar, além Chegou a tua vez, moleque!, tem publicado os seguintes títulos:
O mistério do obelisco
Palavra de caipira
João do Rio, 45
Coleção Bill Ferrer
Trem Doido
O Tropeiro que não era Aranha nem Caranguejo
Memória Vagabunda
Palavra de
caipira
O mistério do obelisco
Trem doido
João do Rio, 45
Coleção Bill Ferrer