Rua Inácio Pereira da Rocha, 172, * Vila Madalena * São Paulo 

www.editoralimiar.com.br - comercial@editoralimiar.com.br

Tel. 11 9 4384-8785


Livros de família, tendência crescente no mercado editorial

Com a modernização dos serviços gráficos e a possibilidade cada vez maior de se fazer pequenas tiragens a baixo custo, cresce no mercado o segmento dos chamados "livros de família" ou livros pessoais, cujo objetivo é divulgar uma mensagem, um pequeno romance, poesias, ou contar fatos de sua vida.
 

"Todas as pessoas têm histórias de vida muito rica, que dariam bons romances e filmes, a questão é saber como colocar essas histórias no papel", afirma o editor da Limiar, Norian Segatto.

Andanças de sobrenomes
 
Autor: Sinclair Guimarães Cecchini
 
 

​​Este relato começou a ser construído por um menino que não enxergava no escuro e vivia em lugares onde os vizinhos se reuniam depois do jantar em calçadas e varandas. Os adultos, em suas cadeiras e bancos, acompanhavam o corre-corre das crianças nas brincadeiras de pique-esconde, seguir o mestre, pular corda, amarelinha, lenço atrás, de roda, barra-manteiga e outras mais. Cenário mal iluminado pela luz da lua e das estrelas e pálidas lâmpadas de um ou outro poste.
Ali, o narrador dessas aventuras encontrou seu lugar junto aos adultos e se encantava com as sagas contadas pelos mais velhos, especialmente sobre a vida dos avós e bisavós, que remontava ao final dos anos 1800. 
Por longos anos alimentou a curiosidade de localizar nos mapas os lugares mencionados e, mais tarde, o interesse por estudar como os seres humanos foram ocupando os espaços do planeta com suas culturas, seus idiomas, a integração ao meio geográfico com a extrema diversidade de clima, solo, vegetação e recursos naturais.
Com o tempo teve início o estudo dos sobrenomes da família, mais precisamente a origem e movimentação pela Europa e pelo Brasil até o encontro na região da Alta Araraquarense, no Estado de São Paulo.

O livro Andanças de sobrenomes não conta apenas a trajetória da família Cecchini, mas, outras que em torno dela foram se agregando por vínculos matrimoniais, como os Oliveira Jordão, os Teixeiras, de Portugal e os Santanna e Machado.  

O livro é mais um projeto especial da Editora Limiar, que prova que cada pessoa, cada família, tem uma grande história para contar

1/3
Nosso legado

​​
Em Nosso Legado, João e Eva Klinger, judeus octagenários, deixam para seus filhos e netos um relato emocionante da vida em campos de concentração durante a Segunda Guerra mundial. Ambos só vieram a se conhecer no Brasil, se casaram, reconstruíram suas vidas e deixaram este legado que mescla a história da ocupação alemã na Tchecolosváquia com fotos e documentos pessoais da infância e juventude de Eva e João.

1/3
Fé nos revezes da vida

​​
Já em Fé nos revezes da vida, os filhos do "seo" Pacífico Sparvoli quiseram fazer-lhe uma homenagem no aniversário de 50 anos de casamento com dona Lourdes. O presente, além da festa, foi um livro com suas memórias e fotos.

"Em ambos os livros, Nosso legado e Fé nos revezes da vida, destacamos uma escritora para redigir o texto a partir de entrevistas com os protagonistas, fizemos a pesquisa histórica, ouvimos parentes e amigos para confirmar fatos e versões e realizamos um cuidadoso trabalho de tratamento de imagens, algumas fotos têm mais de cem anos e estavam em estado de conservação bastante precário", informa Segatto.