Livros de família, tendência crescente no mercado editorial

Com a modernização dos serviços gráficos e a possibilidade cada vez maior de se fazer pequenas tiragens a baixo custo, cresce no mercado o segmento dos chamados "livros de família" ou livros pessoais, cujo objetivo é divulgar uma mensagem, um pequeno romance, poesias, ou contar fatos de sua vida.
 

"Todas as pessoas têm histórias de vida muito rica, que dariam bons romances e filmes, a questão é saber como colocar essas histórias no papel", afirma o editor da Limiar, Norian Segatto.

Capa arvore perspectiva.png

A árvore escondida 

Uma experiência prática do método Paulo Freire

A mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social e educadora popular, Cecilia Vaz apresenta neste livro uma experiência vivida e comovente. Deixando sua confortável sala de aula de uma escola particular, mergulhou em um universo desconhecido, ou melhor, conhecido apenas por seu intelecto e sua alma de artista. A vida lhe dá as companheiras perfeitas para ir ao encontro de um sonho, de uma “Utopia Realizável”! Em suas palavras: O amor tem muitas faces. 

Imbuídas dos princípios educacionais de Paulo Freire, ela e outras professoras desembarcaram no Jardim Esperança, rumo à Rua das Margaridas para realizar o grande desafio de alfabetizar adultos e dar ferramentas para que pessoas comuns da periferia do Rio de Janeiro se tornem cidadãos.

Baixe gratuitamente o livro, mas deixe sua contribuição para o Projeto Crescendo Juntos

O Projeto Crescendo Juntos iniciou sua ação educativa em 2002 em Belford Roxo (Rio de Janeiro), a partir da mobilização das irmãs Salesianas e moradores que presenciavam o envolvimento de crianças e jovens com o mundo das drogas e da violência. As atividades de lazer eram realizadas nas ruas e nas garagens. Hoje, o PCJ possui uma estrutura que acolhe crianças e adolescentes de 7 aos 17 anos.

Acesse o site do Projeto para conhecer mais sobre o trabalho, baixe o livro A árvore escondida e, se puder, contribua com qualquer valor para esse importante trabalho desenvolvido pelas irmãs Salesianas:

Banco Itaú / Ag. 8548 / C.c 26296-6 / CNPJ 31.380.322/0001-37 em nome de Inspetoria Nossa Senhora da Penha

Baixe grátis o livro aqui 

Para obter uma cópia impressa do livro, entre em contato conosco

Andanças de sobrenomes
 
Autor: Sinclair Guimarães Cecchini
 
 

​​Este relato começou a ser construído por um menino que não enxergava no escuro e vivia em lugares onde os vizinhos se reuniam depois do jantar em calçadas e varandas. Os adultos, em suas cadeiras e bancos, acompanhavam o corre-corre das crianças nas brincadeiras de pique-esconde, seguir o mestre, pular corda, amarelinha, lenço atrás, de roda, barra-manteiga e outras mais. Cenário mal iluminado pela luz da lua e das estrelas e pálidas lâmpadas de um ou outro poste.
Ali, o narrador dessas aventuras encontrou seu lugar junto aos adultos e se encantava com as sagas contadas pelos mais velhos, especialmente sobre a vida dos avós e bisavós, que remontava ao final dos anos 1800. 
Por longos anos alimentou a curiosidade de localizar nos mapas os lugares mencionados e, mais tarde, o interesse por estudar como os seres humanos foram ocupando os espaços do planeta com suas culturas, seus idiomas, a integração ao meio geográfico com a extrema diversidade de clima, solo, vegetação e recursos naturais.
Com o tempo teve início o estudo dos sobrenomes da família, mais precisamente a origem e movimentação pela Europa e pelo Brasil até o encontro na região da Alta Araraquarense, no Estado de São Paulo.

O livro Andanças de sobrenomes não conta apenas a trajetória da família Cecchini, mas, outras que em torno dela foram se agregando por vínculos matrimoniais, como os Oliveira Jordão, os Teixeiras, de Portugal e os Santanna e Machado.  

O livro é mais um projeto especial da Editora Limiar, que prova que cada pessoa, cada família, tem uma grande história para contar

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3
Nosso legado

​​
Em Nosso Legado, João e Eva Klinger, judeus octagenários, deixam para seus filhos e netos um relato emocionante da vida em campos de concentração durante a Segunda Guerra mundial. Ambos só vieram a se conhecer no Brasil, se casaram, reconstruíram suas vidas e deixaram este legado que mescla a história da ocupação alemã na Tchecolosváquia com fotos e documentos pessoais da infância e juventude de Eva e João.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3
Fé nos revezes da vida

​​
Já em Fé nos revezes da vida, os filhos do "seo" Pacífico Sparvoli quiseram fazer-lhe uma homenagem no aniversário de 50 anos de casamento com dona Lourdes. O presente, além da festa, foi um livro com suas memórias e fotos.

"Em ambos os livros, Nosso legado e Fé nos revezes da vida, destacamos uma escritora para redigir o texto a partir de entrevistas com os protagonistas, fizemos a pesquisa histórica, ouvimos parentes e amigos para confirmar fatos e versões e realizamos um cuidadoso trabalho de tratamento de imagens, algumas fotos têm mais de cem anos e estavam em estado de conservação bastante precário", informa Segatto.